segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Índio na mídia é tema de debates em MS

Cultura - 29/07/2010 - 12:12

Campo Grande recebe, de 1º a 7 de agosto, o Seminário “A Imagem dos Povos Indígenas no Século 21”. A cidade sede do Projeto “Vídeo Índio Brasil” (saiba mais sobre este projeto, clicando aqui) discute as novas tecnologias da comunicação e o espaço que o índio tem na mídia brasileira.

Os debates são na sala do CineCultura, que fica Pátio Avenida, na Avenida Afonso Pena, 5.420, Bairro Chácara Cachoeira, sempre às 14h30.

Não é necessário fazer inscrição para participar do seminário e a entrada é gratuita.

Confira a programação

1º de agosto (domingo) – Debate “A Imagem do Índio no Brasil: das Caravelas ao Século 21”, com as presenças de: Cristino Wapichana do Instituto Indígena para a Propriedade Intelectual (DF); Beatriz Landa, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems); com mediação de Edna Guarani.

2 – Painel “Ava Marandu – Os Guarani Convidam”, com a presença de: Belchior Cabral, coordenador do projeto Ava Marandu; e os indígenas participantes Ismael Morel, Alfredo Garay, Eliel Benites, Ambrósio Vilhalva, Eliane Juca, Ademilson Concianza, todos do Estado.

3 – Mesa-redonda “A Televisão Brasileira e o Espaço para a Difusão de Conteúdos Audiovisuais Indígenas”, com: Beto Almeida, da TeleSur (DF); e mediação da jornalista Margarida Marques.

Clique na imagem para acessar a galeria

Projeto "Vídeo Índio Brasil" começou em 2008, em Campo Grande. Filmes feitos pelo próprio indígena, mostram seu olhar sobre o mundo
Foto: Divulgação
4 – Debate “A Televisão Digital e a Ampliação do Espaço da TV Pública e Comunitária: Perspectivas de Promoção da Diversidade Cultural Brasileira”, com Moysés Corrêa da Associação Brasileira de Canais Comunitários (RJ) e Gisele Dupin da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (DF), com mediação de Eliel Benites do Ponto de Cultura Teko Arandu.

5 – “O Papel da Mídia Impressa e o Espaço Reservado às Questões Indígenas”, com a participação de: Patrícia Bandeira de Melo, da Fundação Joaquim Nabuco (PE); Ailton Krenak, jornalista (MG); e Antônio Brand, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); com mediação de João Terena, jornalista.

6 – “A Internet e o Audiovisual: Ferramentas de Fortalecimento, Registro e Difusão Das Culturas Indígenas”, com as presenças de: Jaborandy Tupinambá do Índios On-Line (BA); Devanildo Ramires do Ponto de Cultura Teko Arandu (MS); e Ronaldo Duque da TV Intertribal (DF). A mediação será de Divino Tserewahú, cineasta indígena (MT).

7 (sábado) – Painel “Vídeos nas Aldeias”, com: o coordenador do projeto, Vincent Carelli.

Ele também é diretor de dois filmes que serão exibidos durante o Vídeo Índio Brasil: “De Volta à Terra Boa”, documentário sobre os índios Panará; e “Corumbiara”, que entre outros prêmios, conquistou o Kikito de Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado em 2009.

Lançamento de livros

Junto à programação do seminário também serão lançados dois livros no dia 7, às 14h30: “O Homem Algodão: Uma Etnohistória Nambiquara”, de Anna Maria Ribeiro da Costa, pesquisadora da Fundação Nacional do Índio e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (MT); e “Os Direitos Constitucionais dos Índios e o Direito à Diferença, Face ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana”, de Samia Roges Jordy Barbieri, escritora, advogada e presidente da Comissão Especial de Assuntos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS).


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

FONTE: http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=96943&ed=Cultura&cat=Not%C3%ADcias

Nenhum comentário: